domingo, 1 de maio de 2011

Relato de Parto

Dia 18 de abril de 2011

Acordei pela com uma inquietação estranha.... Rolava na cama de um lado para o outro e não sabia o que era, afinal já estava perdendo o tampão a quase duas semanas, levantei e fui ao banheiro, e o susto! Sangue! Bem vermelhinho, junto com secreção, pensei enfim ser o restante do tampão.
Para prevenir chamei meu marido para me levar ao hospital, temi também pela minha pressão que estava alta.
Chegamos ao hospital por volta de meio dia, demorou muito para ser atendida, pois o hospital que fui era a única maternidade de alto risco em funcionamento em Maceió, já que a maternidade do Hospital Universitário estava fechada por contaminação da super bactéria
Havia mulheres grávidas sentadas no chão, encostadas por todos os lados, uma situação caótica, comecei a temer pela vida das minhas filhas.
Enfim fui atendida, minha pressão estava em incríveis 16x10, meu colo fino e com proteinuria ,
A médica foi um amor comigo, disse que queria me internar, mas naquela situação seria muito sofrimento para mim, e minha pressão poderia subir mais ainda, então me fez um encaminhamento de internação no HU (isso mesmo o da super bactéria) fiquei com medo, mas ela me explicou que as coisas não eram bem assim como a imprensa descrevia.
Enfim  fomos ao HU com o encaminhamento de internação , chegando lá mesmo com a maternidade fechada me mandaram para a triagem, onde fui atendida rapidamente, pois era a única paciente, mesmo diagnostico e a decisão, “vamos interná-la” tremi nas bases, mas já saí dali com a roupa de hospital, direto para o quarto de frente a enfermaria, eu era a única paciente de uma maternidade infectada, ...enquanto isso meu marido conversava com a equipe de plantão que fez questão de esclarecer que não havia perigo de contaminação, e a maternidade reabriria no próximo dia.
A médica conversou comigo, disse quais os procedimentos tomaria inibina direto na veia, quatro injeções de celestone, medicação para pressão e dieta sem sal, e foi assim conforme o combinado, eu única paciente para muitas enfermeiras, fui muito bem tratada.
Mais tarde chegaram mais duas companheiras de quarto a Renata grávida de 38 semanas e pressão alta e a outra mamãe de gêmeos (esqueci o nome) de 39 semanas.

Dia 19 de abril de 2011
O tratamento seguiu conforme a médica havia falado, durante o dia minha pressão era monitorada, e médicos vinham nos visitar três vezes durante o dia para ver nossa evolução, e ouvir os bebês, eu continuava na mesma...

Dia 20 de abril de 2011
Fiz o cardiococo, tudo bem com as meninas, ultrassom com doopler , tudo dentro da normalidade, continuando com a medicação, para segurar a gravidez ao Maximo.
Durante a  noite minha colega de quarto a Renata foi encaminhada para cesárea, pois o parto dela não podia ser normal, e a mamãe de gêmeos entrou em trabalho e parto, bem do meu lado, o parto dela foi induzido e eu vi praticamente tudo, só a levaram quando os bebes estavam quase saindo, graças a Deus todos os dois partos foram bem sucedidos e as crianças saudáveis.

Dia 21 de abril de 2011 – O Grande Dia –
Pela manhã recebi a visita da médica, ela disse que me daria alta, pois estava bem, eu por minha vez, fiquei com medo, pois nessa altura já havia perdido o restante do tampão, pelo tempo sabia que minha hora estava chegando...
A tarde recebi a visita de outra médica, que me transferiu do andar que estava que era o pré-parto para o andar que as mamães que já deram a luz eram encaminhadas, me explicou que  lá era mais tranqüilo, não ouviria tantos  gritos e ficaria melhor...
Era seis da noite quando subi, fui para um quarto onde estava sozinha, tomei um banho e fui conversar com a Renata que estava em outro quarto já com o seu bebezinho, enquanto conversávamos  senti as bebes mexendo muito, fora do normal , resolvi voltar para o quarto e me deitar para descansar.
Deitei-me e logo me senti incomodada, fui ao banheiro e fiz o numero dois ...quando me levantei ouvi o ploc...sentei  e senti o liquido escorrer...chamei a enfermeira que ligou para a médica, voltei para o pré-parto, menos de três horas antes de ter subido...
Veio outra médica e fez o toque, disse que um dos bebes estava em posição para nascer em parto normal, achei estranho, pois na ultra ela estava sentada e a outra atravessada, mas nessa a bolsa acabou de arrebentar... Chegou outra médica que fez outro toque, que verificou que realmente teria de ser uma cesárea...
Em menos de uma hora eu estava na sala de cirurgia para minha tão esperada hora... detalhe eu não estava em jejum...informei isso ao anestesista que providenciou uma medicação  junto com o soro...sofri com a anestesia, prefiro nem comentar...começou a cirurgia minha Rosinha saiu primeiro gritando muito, chorando forte, ouvi a pediatra falando como é forte o pulmão dessa menina!!! Chegaram com o rostinho dela perto do meu e ela logo se acalmou... chorei muito de emoção, mas estava preocupada com a Isabella, não ouvi o chorinho dela...  perguntei o que estava acontecendo, onde estava minha filha, fiquei desesperada, com muito medo...a médica veio me explicar que ela nasceu roxinha, mas já estava bem, a pediatra estava com ela, e logo me traria mais noticias. Acalmei-me quando ouvi o chorinho dela de longe.
Ao sair da cirurgia  meu marido estava esperando do lado de fora, conversou comigo e disse que estava tudo bem com nossa Bella, mas elas precisaram de ir para UTI, pois como nasceram prematuras precisariam de cuidados especiais.
Ana rosa nasceu com 1.660kg e Isabella com 2.100kg
Fui para o quarto dormir, mas a todo tempo só queria saber das minhas filhas, orei muito durante a noite, pedindo a Deus que guardasse minhas filhas e livrasse-as de todo mal.   
Dia 22 de abril de 2011 – O Dia Seguinte-

Acordei  cedo, sem levantar a cabeça para nada, fui transferida para o pós-parto, fiquei sem acompanhante, pois aqui em Maceió só tenho meu marido , e homem não pode ficar, enfim minha mãe iria chegar de BH só na próxima semana, foi um dia bem difícil...
As nove e meia a  enfermeira veio tirar minha sonda e me levantar para tomar banho, fui tudo normal, tomei banho, lavei a cabeça, voltei para a cama, comecei a sentir o sangue sair de um jeito diferente como se jorrasse , falei com a enfermeira que chamou um médico, ele olhou e disse agüenta um pouquinho...Gente, ele apertou minha barriga com tanta força que achei que iria morrer, eu gritava de dor, fiquei com medo dos pontos arrebentarem, foram três vezes que ele apertou, saiu muito sangue, coágulos enormes, eu gritei muito chorei muito, eu estava sozinha naquele hospital, e com muito medo...depois que ele acabou me limparam, colocaram uma frauda e eu fiquei ali deitada, com medo, veio outra médica e perguntou se eu já tinha feito xixi, disse que não, então ela pediu para que me esforçasse  se não seria pior...
Então fiquei ali deitada, esperando a vontade vir...quando veio pedi ajuda,e foi só me levantar que senti a urina escorrer , corri para o banheiro, tomei outro banho e fui melhorando aos poucos...
Bem passei muitas coisas nesses dias todos no hospital se fosse escrever daria um livro, sofri muito, chorei demais, todas as minhas veias foram furadas, até hoje tenho marcas roxas nos braços...

Mas vamos falar de coisas boas, nesse tempo internada que durou até o dia 26 de abril, acompanhei minhas meninas de perto, cada evolução, cada pequena melhora, amamentei , troquei frauda, aprendi muito com as enfermeiras da UCI, continuei indo todos os dias passar o dia lá com elas, hoje dia 30 minhas filhas ainda estão lá, a Bella só está lá para esperar a irmãzinha engordar um pouquinho, já estão livres de qualquer equipamento, só a Rosinha está com a sonda a Dr. Ana acha melhor dar alta para as duas juntas, acho que na segunda estaremos todas em casa graças a Deus.
Bem fico por aqui, em breve volto com mais noticias!!!

Isabella



 Rosinha

7 comentários:

  1. Oi! Li o teu relato, bem emocionante, lembrei do meu tb. Minha anestesia tb doeu, minhas veias tb foram todas furadas, eu tb tive pressão alta só que depois pois tive pré-eclampsia pós parto (ainda estou com pressão alta), mas o mais importante é que as nossas bebês estão bem. Que bom que as tuas já terão alta, as minhas ainda não tem previsão, pois estão aprendendo a coordenar respirar e mamar. Elas são maiores que as tuas, mas nasceram apenas com 32 semanas.
    bjs e se Deus quiser no dia das mães estaremos nós 6 em casa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda, lindas as bebes, e gracas a Deus estao bem e logo logo estarao em casa, o engracado e que vi seu depoimento no E-family, aio entrei no seu blog para colocar meu comentario!
    Beijinhos nas meninas e fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus está tudo bem agora , menina você passou por momentos heim , mas suas recompensas está aí e logo estará em casa .
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda!! Li teu relato, eu sou mãe de gemeos tambem.. mas nasceram de 39 semanas... no meu blog tbém tenho relato do parto! Parabéns pelas tuas meninas!!! São lindas!

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou gravida de gêmeos 39 semanas e muito proucupada não sinto nada
      Alguém ai pode mim acalma

      Excluir
    2. Eu estou gravida de gêmeos 39 semanas e muito proucupada não sinto nada
      Alguém ai pode mim acalma

      Excluir