sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Idênticos ou Fraternos????

Desde que descobri que iria ser mamãe de gêmeos a primeira coisa que me veio na cabeça foi: ai meu Deus vou ter um parzinho de jarros!!! E fui logo me informando de todas as maneiras até que ponto meus bebês serão parecidos...
Logo de principio o médico visualizou duas placentas, e logo se confirmou que terei bebês no mesmo dia, na mesma hora, gerados juntinho no mesmo ventre, mas serão diferentes um do outro. Vamos ser específicos, olha o que o Wikpédia diz sobre o assunto:

Gêmeos bivitelinos

Os gêmeos bivitelinos são dizigóticos ou multivitelinos, ou seja, são formados a partir de dois óvulos. Nesse caso são produzidos dois ovócitos II e esses são fecundados por dois espermatozóides, formando assim, dois embriões. Quase sempre são formados em placentas diferentes e não dividem o saco amniótico. Os gêmeos fraternos não se assemelham muito entre si, podem ter, ou não, o mesmo fator sanguíneo e podem ser do mesmo sexo ou não. Também são conhecidos como gêmeos diferentes. Na verdade são dois irmãos comuns que tiveram gestação coincidente. Representam 66% de todas as gestações gemelares, e neste tipo de gestação, um terço tem sexos diferentes, enquanto dois terços o mesmo sexo. Um em cada um milhão de gêmeos deste tipo têm cores diferentes, mesmo sendo do mesmo pai. É possível gêmeos fraternos terem pais completamente diferentes.
Irmãos nascidos da mesma gravidez e desenvolvidos a partir de dois óvulos que foram liberados do ovário simultaneamente e fertilizados na mesma relação sexual, porém podem ser concebidos de cópulas distintas, mas daquela mesma ovulação dupla. Podem ter ou não o mesmo sexo, se diferenciam tanto fisicamente como em sua constituição genética e possuem duas placentas e duas membranas independentes e bem diferenciadas. A frequência dos gêmeos dizigóticos varia de acordo com a origem étnica (máxima incidência na raça negra, mínima na asiática e intermediária na branca), a idade materna (máxima quando a mãe tem de 35 a 39 anos) e a genética, com uma maior incidência da linha genética materna que da paterna, ainda que os pais possam transmitir a predisposição à dupla ovulação à suas filhas. Em geral, a proporção global é de dois terços de gêmeos dizigóticos para um de monozigóticos (ou seja, os gêmeos idênticos).

Gêmeos univitelinos

Quando um óvulo é produzido e fecundado por um só espermatozóide e se divide em duas culturas de células completas, dá origem aos gêmeos idênticos, ou monozigóticos, ou univitelinos. Sempre possuem o mesmo sexo. Os gêmeos idênticos têm o mesmo genoma, e são clones um do outro. Apenas um terço das gestações são de gêmeos univitelinos. Apesar de serem considerados clones, gêmeos idênticos não possuem as mesmas impressões digitais. Isso se deve ao fato de que, mesmo em um pequeno espaço dentro do útero materno, os indivíduos tem contato com partes diferentes desse ambiente, o que confere pequenas variações nas digitais dos mesmos, tornando-os únicos.

Então...
Para mim, independente de serem idênticos ou não, cada ser é um e sempre serão diferentes, e para a mãe cada filho é único, por isso evitar comparações entre os bebês desde o principio já é um grande passo para evitar constrangimentos futuros... Sendo que ninguém gosta de ser comparado com alguém, mesmo sendo seu próprio irmão.



 

5 comentários:

  1. Poxa eu não sabia que dava saber isso antes deles nascerem... rsrs eu mal informada!!
    Enfim, meu desejo é que independente de serem diferentes é que eles sejam cheios de saude!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. tenho 19 anos e vou ser mãe de gêmeos não idênticos também.. *-*'
    to aciosa.. quero ver logo meus bebes *0* um é manino e o outro ainda nn sei .. talvez uma menina tbm ta chegando aqui *-*

    beijos ! ;*

    ResponderExcluir
  3. ai gemios são o meu sonho tudo que eu mais queria na vida era ter 2 meninos

    ResponderExcluir
  4. eu sempre tive o sonho de ter 2 meninas gêmeas,mais vejo essas postagens que podem nascer colados me apavorisa

    ResponderExcluir